top of page
  • Foto do escritorOnigiri-san

Recomendação #28 - Kuroko no Basket



Titulo: Kuroko no Basket

Títulos Alternativos: Kuroko no Basuke; KuroBas; The Basket which Kuroko Plays

Título Original: 黒子のバスケ

País: Japão

Ano: 2012

Estúdio: Production I.G

Temporadas: 3 + 3 OVAS + 36 [mini]especiais + 1 filme

Episódios: (1ª) 25 (2ª) 25 (3ª) 25

Géneros: Escolar, Comédia, Desporto, Shounen, Basket

Faixa Etária: +13

Fonte: Mangá


Legendas: PT-PT (1) aqui (2) aqui (3) aqui (3ª temporada incompleta, os OVAS, especiais e filme tb estão indisponíveis ainda)

Áudio: JP


Sinopse: A equipa de basket da escola Teiko foi campeã durante 3 anos consecutivos graças a cinco excelentes jogadores que com as suas habilidades únicas e de cortar o fôlego, deixam os adversários desesperados e os espetadores admirados. No entanto, depois de se formarem, estes colegas de equipa conhecidos como "a Geração dos Prodígios" decidem separar-se e ir para escolas diferentes.

Entretanto, no inicio do novo ano letivo, o clube de basket da Escola Seirin recruta dois alunos que rapidamente provam ser fora do comum: Kagami Taiga, um jogador muito promissor que voltava dos USA, e Kuroko Tetsuya, um jogador que aparentemente veio da Teiko, com uma técnica peculiar que lhe permitia movimentar-se em campo como se fosse invisível. Ambos são o completo oposto um do outro: Kagami é um jogador extremamente habilidoso enquanto Kuroko é especializado em passes e mal consegue encestar, mas juntos complementam-se perfeitamente.

Agora, Kagami e Kuroko, juntamente com os seus colegas de equipa, prometem vencer a Geração dos Prodígios e provar-lhes que a união faz a força!


AMV 1:


Comentários:

Primeiro um pequeno desabafo. Este não é um AMV que eu aprove totalmente. É bom e tal, MAS faltou-lhe o mais importante, não me arrepiou quando o vi, por isso não está totalmente aprovado. Mas como também foi o melhorzito que encontrei e até mostrava algumas cenas de comédia, acabei por colocar. Sinceramente, demorei 2 horas a escolher (eu acho que aquilo que demora mais em todo o processo de recomendação é sem dúvida achar um AMV que me satisfaça...) Contudo, é bastante desesperador andar à procura de um AMV para uma obra tão fantástica e não encontrar nada interessante... Será que sou eu que estou a elevar demais a fasquia...?


De qualquer forma, vamos ao que interessa. Apesar de não ser a melhor sinopse que fiz, Kuroko no Basket é um dos meus animes de desporto favoritos. E as razões são óbvias: Tem mesmo uma qualidade superior quer em história quer em técnica. Quem já leu as minhas recomendações sabe que eu já fiz uma de Dear Boys, pois Kuroko traz-nos um protagonista totalmente diferente:


O Kuroko pura e simplesmente é um zero à esquerda


Um zero à esquerda! Ele não tem aptidão para o basket e desde o início que está consciente disso. Mas, ele desistiu? NÃO! (Obviamente porque senão nem havia história XD) O Kuroko mostra-nos que por pior que possamos ser, enquanto não desistirmos e formos fléxiveis tudo é possível. Ele adaptou o seu estilo para algo que ele conseguisse fazer. Foi fácil? NÃO!! E nós percebemos isso perfeitamente na 3ª temporada.

Sim, não é uma coisa tão fácil como aparentava no inicio. Mas mesmo assim ele conseguiu superar as suas adversidades e assim ganhar o respeito dos colegas da Teiko. Mas o que aconteceu? Porque se terão separado?


Simples. Porque ninguém era melhor que eles.


Sim. Ninguém era melhor que eles e é aqui que tudo começa a dar para o torto. A geração dos prodígios vai-se acomodando. Não há ninguém que os pudesse vencer a todos juntos. Já não era tão divertido jogar as partidas. Já não jogavam em equipa pois sozinhos eram suficientes para vencer. Todos desistiam antes mesmo de jogarem contra eles. E mesmo que não desistissem, perdiam tão miseravelmente que alguns até desistiam de jogar. A geração dos prodígios sentia-se tão entediada que até apostavam quem pontuava mais para passar o tempo.


Mas o que importava era vencer.


Ou pelo menos era como todos pensavam até ao momento. Até ao momento em que o Kuroko percebe que apesar de ser bem sucedido, a vitória já não sabe bem.


Aquele gosto saboroso de quando ultrapassamos um obstáculo difícil deixou de existir.


É aqui que tudo se revoluciona. Ganhar não é o mais importante. O mais importante é desfrutar do jogo com os nossos colegas. Isto é o que o Kuroko quer provar à geração dos prodígios e é por isto que ele vai lutar durante todo o enredo.

 

E que mais há para dizer?


Os membros da geração dos prodígios são cá uns doidos. Uma pessoa morre a rir de todos eles, pois todos têm uma particularidade que os torna literalmente únicos!Um que está sempre a levar do capitão, outro que anda atrelado a uma bicicleta com estátuas de ursos, outro que só pensa em comida. Quem não rir, pode desistir da vida porque não tem sentido de humor. WRITE MY WORDS!


Bem falando de carisma... Nada é mais carismático que a comida da Riko... Posso garantir que tem personalidade própria.


Além disso a banda sonora é simplesmente INCRÍVEEEL

Então das openings nem se fala. Foi aqui que conheci os GRANRODEO e topo-os à distância. Primeiro, as musicas deste duo têm sempre um solo de guitarra e segundo o vocalista tem uma pronuncia própria, mas que quer mais acentuada quer não é impossível não o reconhecer XD

Para terminar, quem ainda não assistiu é melhor ir, senão a treinadora pode ficar... Enervada e sabe-se lá o que ela vai fazer com... COM AQUELA FACA ENSANGUENTADA!!!




Até à próxima,

Onigiri-san


69 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page