Titulo: Gosick
Título Original: GOSICK -ゴシック-
País: Japão
Ano: 2011
Estúdio: Bones
Temporadas: 1
Episódios: 24
Géneros: Mistério; Histórico, Drama, Romance
Faixa Etária: +16
Fonte: Novel
Legendas: PT-PT
Áudio: JP
Sinopse: 1924, Sauville. Kujo Kazuya é um estudante de intercâmbio que veio para o país fictício de Sauville. Sauville é um país repleto de mistérios e lendas urbanas e graças aos seus cabelos e olhos negros fazerem lembrar um Shinigami, Kujo é associado a uma delas. Isto faz com que seja marginalizado por todos os estudantes da Academia Saint Margarite.
Um dia, a professora de Kujo sugere que ele pesquise sobre as diversas lendas do país para ter algum assunto de conversa comum com os seus colegas. Seguindo o conselho da professora, ele vai até à gigante biblioteca, mas um brilho dourado no topo da torre chama-lhe a atenção. Lá em cima, encontra algo surpreendente. No topo da biblioteca há um enorme jardim, cheio de flores e árvores, e entre elas está uma deslumbrante e caricata rapariga de olhos verdes e cabelos doirados que tem os banais passatempos de ler livros e solucionar mistérios sem resolução aparente.
AMV 1:
AMV 2:
Comentários:
Antes de qualquer coisa quero dar um pequeno grande conselho para quem não gosta do género terror: não desistam depois daquela intro do primeiro episódio. São só aqueles 5 minutos mais macabros e os 2 primeiros episódios tb são um poquito assustadores, quero dizer... Quem gostar vai ficar tipo "WTF isto não é nada", mas para quem não gosta uma pessoa fica com um o pé atrás. Tenho de admitir que tb pensei em droppar, mas graças à regra dos 3 episódios decidi não o fazer e foi a melhor coisa que fiz!! (Salvé regra dos 3 episódios antes de droppar!)
Toda a história e mistérios estão muito bem conseguidos. A própria Victorique é um mistério que com o passar dos episódios vai sendo desvendado, pouco a pouco, revelando coisas trágicas e chocantes. Além disso, diga-se de passagem que também existe muita criatividade para a solução de cada mistério.
O romance neste anime também está extremamente bonito e natural, ficando cada vez mais lindo. No final, os dois protagonistas são separados pela segunda guerra mundial e os últimos episódios tratam da luta deles para se conseguirem reencontrar. Parece clichê? Sim. MAS da forma como é feito fica tão emocionante.
Finalmente temos aquele design de personagens tão fofinho. Cada vez que vejo a Victorique dá-me tanta vontade de lhe apertar aquelas bochechinhas! Ai se ela fosse 3D!
Acho que é um anime que merece ser apreciado e assistido tantas vezes quanto conseguirem.
Até à próxima,
Onigiri-san