top of page
  • Foto do escritorOnigiri-san

Recomendação #35 - Youjo Senki




Titulo: Youjo Senki

Título Original: 幼女戦記

País: Japão

Ano: 2017

Estúdio: Nut

Temporadas: 1 + mini ovas + Filme

Episódios: 12 (+12 mini ovas)

Géneros: Ação, Magia, Militar

Faixa Etária: +17

Fonte: Light Novel


Legendas: PT-BR

Áudio: JP




Sinopse: Tanya Degurechaff é uma jovem militar conhecida pela sua infame desumanidade e atitude calculista, recebendo a alcunha de "Demónio de Rhine". Por baixo da sua aparência inofensiva encontra-se a alma de um homem que ao morrer desafiou a Existência X, um ser que se autoproclama de Deus, resultando na sua reencarnação num universo paralelo no corpo de uma menina. Decidida a vencer o desafio, Tanya resolve ascender ao topo do exército para recriar uma vida pacifica como a que tinha antes. Assim, vai mergulhando lentamente no mundo da guerra, em que a Existência X se torna o maior obstáculo à realização do seu desejo. Contudo, a sua intuição afiada e iniciativa de combate têm um efeito colateral: impulsionam o Império, tornando-o numa das nações mais poderosas da história da humanidade.



Comentários:

Hoje venho apresentar-vos a um dos animes que me deixaram mais indecisa na vida. Não que o anime seja confuso. Não. A questão é que... não o consigo classificar. Não consigo pô-lo numa escala!


A história retrata um ambiente equivalente ao da primeira guerra mundial, apesar de ser num universo paralelo em que existe magia. A parte mais interessante, é que foi escolhida uma abordagem diferente das habituais. Aqui nós não vemos a perspetiva dos Aliados, vemos a coisa do lado da Alemanha!


A ação é incrível, a história também(?). Através dos olhos desta menina (sim, ela tem 11 anos) vemos a frieza e brutalidade da guerra, os sentimentos controversos dos soldados, a crueldade da vida...


Ela é uma militar cruel, fria, perversa, demoníaca do ponto de vista humano, mas um génio do ponto de vista tático. Apesar de fria, ao longo dos episódios conseguimos notar que ela se vai achegando emocionalmente (só um pouquinho) aos soldados do batalhão 203. Além disso, a única coisa que ela anseia é ter uma vida calma, luxuosa e sem muitas tribulações (não pelas razões convencionais, mas isso descobrirão se virem)


Mas o que me deixa indecisa é que não chegamos a lado nenhum. Temos muito avanço e de repente puff, literalmente voltamos ao ponto de partida. Até nós, que depois de vermos tanta coisa, já só desejamos que a maldita guerra acabe. Não importa qual lado vence. Só queremos paz, caneco! Mesmo do ponto de vista emocional, não se vêm muitos avanços... Ela também não enfrenta nenhum desafio do outro mundo, aqueles que nos fazem crescer. Limita-se a ser quase um ser divino no campo de batalha que mal sofre um arranhão e que é (quase) sempre bem sucedido nas suas missões, ou a ficar fula com a maldita Existência X que continua a fazer-lhe a vida negra.


Ou seja, parecem apenas crónicas de guerra, em que no fim de tudo, continuamos no mesmo sítio, ou melhor, voltamos ao inicio...


Quero dizer, ainda não vi o filme porque é relativamente recente (saiu em fevereiro... Aposto que o bluray sai lá para dezembro aff...), mas! pelo menos o anime limita-se a isto. Não consigo classificá-lo no geral... Não sinto que seja mau, mas também não é "bom bom", só que ao mesmo tempo não lhe consigo dar uma classificação mediana!! É um dilema de vida...



AMV:



Até à próxima,

Onigiri-san


140 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page