Titulo: As Misteriosas Cidades de Ouro
Titulos Alternativos: Les Mystérieuses Cités D'or; The Mysterious Cities of Gold; Taiyou no Ko Esteban
Título Original: 太陽の子エステバン
País: Japão e França
Ano: 1982
Estúdio: Studio Pierrot
Temporadas: 3 (até 2017)
Episódios: 1ª - 39 2ª - 26 3ª - 26
Géneros: Aventura; Histórico; Ficção Cientifica; Shounen
Faixa Etária: Livre
Fonte: Livro de Scott O'Dell
Legendas: PT-BR (Apenas da 1ª temporada)
Áudio: PT-PT (1ª e 2ª temporadas) FR (apenas a 3ª)
Sinopse: Esteban é um rapaz de 12 anos muito traquina que anda sempre metidos em confusões. Até que um dia o seu pai adotivo morre e descobre algo sobre a sua verdadeira identidade. Livre e ansioso pela a obtenção de ouro, Mendoza convence-o a viajar com ele para o Novo Mundo, com Gomez e Gaspard, para procurarem as Misteriosas Cidades de Ouro pois Mendoza desconfia que o pai de Esteban está relacionado com essas cidades. Durante a viagem Esteban conhece Zia, uma jovem Inca, que tem o mesmo medalhão estranho que ele, e Tao, um rapaz descendente do Império de Mu. Juntos irão viver uma longa aventura cheia de descobertas e de perigo.
Opening Temporada 1:
Trailer Temporada 2:
Comentários:
É um daqueles animes engraçados que qualquer pessoa deve ver quando é criança, tipo Heidi, o Marco ou o D'artacão, porque prende qualquer um à televisão. Digo porque só contactei com ele para ai ao 16 anos, por isso... Continuando, a história passasse no século XV e envolve não só alguns factos históricos sobre o descobrimento e colonização da América do Sul, como também dá um toque único de mistério e aventura, assim como de ficção cientifica.
A temporada de 1982 resultou de uma parceria entre a França e o Japão, sendo a adaptação livre (mesmo livre, diga-se de passagem) de um romance juvenil de Scott O'Dell, chamado de The King’s Fifth (O Quinhão do Rei ??? - não encontrei o livro traduzido). Eu digo que é bastante "livre" uma vez que as personagens e a história são alterados. Na verdade, quase que só sobra o nome dos personagens (e a América do sul) Ahahah.
Eu gostei bastante deste anime, apesar de poder ter tido umas arrimadelas à história porque achei a primeira temporada um pouco surreal, com Olmecas aqui e ali...
E assim se ficou. 30 anos com uma primeira temporada acabada, uma história inacabada... Ou melhor com aquele gostinho de quero mais. Quem nunca sentiu? Até que um dia. BAM! Uma bomba caiu. A França decidiu fazer uma continuação! (Felizmente não é um remake, porque a França decidiu fazer uns bem doidos... Meu riko Vickie...)
Apesar de alguns fãs sentirem que a primeira temporada teve muito mais impacto, sinceramente, gostei mais da novas temporadas visto que o enredo foi muito mais diversificado e acho que usaram melhor os recursos que tinham disponíveis (pudera, 30 anos de avanço tecnológico fazem diferença! (¬_¬) ). Quer dizer, digo melhor quanto à história porque de gráficos continuam um bocadinho a desejar (nada tão mau como as cenas de ação de Kingdom, sem stress), principalmente a nível da fluidez dos movimentos. Aliás, não passem imediatamente para a segunda temporada, porque a diferença vai ser substancial!
De qualquer jeito, recomendo!
Até uma próxima.
Onigiri-san